Urussanga | SC

Urussanga é um dos mais autênticos redutos de colonização italiana de Santa Catarina. O município, fundado em 1878, é o que tem mais edificações incluídas no projeto Roteiros Nacionais de Imigração, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). São casas e igrejas históricas, museus e até propriedades rurais onde a influência italiana está presente nos mínimos detalhes. A cidade apresenta inúmeras cantinas e vinícolas abertas à visitação, em meio a parreirais que cobrem vales e outras paisagens de grande beleza. Aproveite sua visita para comprar produtos coloniais, vinhos artesanais e artesanato de qualidade. Boa oportunidade para isso são as festas do Vinho, o Ritorno Alle Origini, que celebra o aniversário de fundação do Núcleo Colonial de Urussanga e a Vindima que comemora anualmente a colheita da uva.

 

Mais Informações: Central de Informações Turísticas

Rua Dona Lúcia Delfino da Rosa, 150 - Estação Ferroviária

Fone: (48) 3465-6238

 

 

Festa do Vinho

A tradicional comemoração tem shows, apresentações folclóricas, artísticas e culturais, além da culinária italiana típica e do excelente vinho Goethe. Ocorre sempre em agosto, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira.

 

 

Ritorno alle Origini

Comemora o aniversário de fundação do Núcleo Colonial de Urussanga, resgatando as músicas, as danças, a indumentária, os usos e costumes tradicionais, além da gastronomia típica. É realizada em maio, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira.

Vindima Goeth 

A festa é uma grande celebração da colheita da uva Goethe. Ocorre anualmente, em janeiro, quando é celebro o dia de São Vicente.

 

Parque Municipal Ado Cassetari Vieira

Espaço onde está instalado o museu histórico, anfiteatro, escola de música, sedes de associações ítalo-brasileiras, restaurante e pista de skate. Abre diariamente, 7h às 22h e está localizado na rua Minerasil, 378, Centro.

Rua Minerasil, 378, Centro.

Fone: (48) 3465-1313.

 

 

Turismo Rural
Aproveite os belos cenários naturais de Urussanga hospedando-se em propriedades rurais e pousadas que oferecem atividades ao ar livre e a gastronomia típica.
Pousada da Vinícola
Estrada Gera São Pedro s/n – São Pedro.
Fone: (48) 3465-1500.
www.mazon.com.br
Pousada dos vales dos Figos
Tem restaurante com cardápio sofisticado. Destacam-se os doces à base de figo.
Fone: Fone: (48) 9162-2198
www.pousadavaledosfigos.com.br
 

 

Vale do Rio Maior

Comunidade rural onde são encontradas as principais edificações históricas do município, com destaque para a propriedade da família Cancelier (tombada como patrimônio federal) e para a Igreja de São Gervásio e Protásio, construída pelos primeiros imigrantes entre 1909 e 1914 (fica às margens da SC-446). Outros atrativos da comunidade são as pousadas alternativas e as casas que comercializam artesanato e produtos coloniais.

Agendamento de visitas ou contratação de guias: (48) 3465-1664

 

Centro Histórico

Ao redor da Praça Anita Garibaldi está o casario histórico do núcleo urbano de Urussanga. Destaque para a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (construída entre 1939 e 1944), que recebeu do Vaticano uma réplica em mármore da escultura La Pietà, de Michelangelo.

 

 

Sítio Família Bez Fontana

Propriedade, de 1927, que inclui sobrado, oratório, serraria e engenho movido por roda-d’água. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Agendar visita.
Estrada Geral Rio América Baixo, s/n, Rio América Baixo.

Fone: (48) 3465-1959.

 

 

 

Museu Histórico Municipal

Preserva documentos relativos à colonização do município e objetos dos primeiros imigrantes. Está sediado no Parque Municipal. Segunda a sexta, 8h às 12h30.
Rua Minerasil, 378, Centro Cultural, Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, Centro.
Fone: (48) 3465-1313 / 3465-1767

 

 

 

Antiga estação ferroviária

Um passeio de maria-fumaça (com saída de Tubarão) movimenta o terminal ferroviário uma vez por mês. O local abriga a Associação Progoethe (dos vitivinicultores da região) e o Centro de Informações Turísticas (segunda a sexta, 8h às 17h30; sábado e domingo, 9h às 12h). Rua Dona Lúcia Delfino da Rosa, 150, Estação.

Fone: (48) 3465-4739/ 3645-6238.

 

 

 

Gastronomia Italiana

Deguste bons vinhos em passeios pelas vinícolas da região. Não deixe também de conhecer as cantinas da cidade, que servem deliciosos pratos da culinária italiana, e de experimentar os sucos de uva, queijos, embutidos e o café colonial.
www.urussanga.sc.gov.br/turismo/guia

Roteiros do Vinho

A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (Progoethe) tem roteiros especiais para quem quer degustar vinhos e conhecer melhor a produção da bebida. O trajeto inclui a famosa vinícola Mazon (onde há pousada e restaurante) e a Vitivinícola Urussanga, do vinho Casa del Nonno. É possível adquirir vinhos, sucos e outros produtos coloniais durante as visitas.
www.progoethe.com.br

 

Vinhos Trevisol
Rio Caeté, a 5 km do Centro.
Fone: (48) 3465-2813 / 3465-1960.

Vinícola Irmãos Felipe Azambuja
Pedras Grandes, 11 km de Urussanga.
Fone: (48) 3659-0177.

Vigna Mazon - Vinícola Mazon
Rodovia Genésio Mazon, Km 5 - São Pedro.
Fone: (48) 3465-1227
www.mazon.com.br

Vitivinícola Urussanga
Rua Olívio G. Mariot, 79.
Fone: (48) 3465-1693.
www.casadelnonno.com.br

 

 

 

Vida Noturna

Divirta-se nas danceterias dos bairros Nova Itália e Rio Maior e nos bares do centro da cidade.

www.balada.biz/site


 

 

 

 

 

 

 

  • Comunicadores
  • Contato
  •  

     

    AO VIVO NO RÁDIO 87.9 FM

    Todos os direitos reservados / www.urusssangafm.com.br / 2017 / ( 48 ) 9 9120 - 8691 Jeferson Leandro